sexta-feira, 5 de julho de 2013

Posted by Joubert | File under : ,
Cidades Mudam!
Dói muito ao pensar que minha cidade perderá sua identidade, se é que já a não perdeu. Hoje, não faz muitas horas que voltava da casa de minha namorada, eu olhava para as casas, e lojas, que sempre passaram por mim, todos os dias enquanto fazia o mesmo percurso, porém algo estava muito diferente hoje, era uma pequena casa, já bem perto da minha, ela havia sumido, se tornou um prédio, cujo qual não tem metade da beleza da antiga casa que ali ficava.
Seguindo este raciocínio, percebi também, que não consigo me lembrar da casa que havia de frente para minha, pois hoje há um prédio no mesmo local.
Felizmente, certas memórias dessa doce rua onde vivi, ainda me recorrem, uma casa em cima de uma grande pedra, a qual usava muito como esconderijo no pique-esconde de quando era menor. Hoje, ali há um prédio, cujo qual, seu exterior esconde a grande e esbelta pedra que ali ficava.

Aqui jaz cultura!















Ha pouco tempo, em minha cidade, foi derrubado um letreiro de um cinema antigo, que nada mais era, do que uma grande marca da cultura dessa cidade, eu nunca frequentei tal cinema, na verdade, quando eu me entendia por gente, ele já não existia. Porém, me lembro de minha mãe contar histórias sobre o tal cinema colossal! Cinema o qual, foi realizado a formatura de várias pessoas da minha família.

Derrubado porque ?
A pouco tempo, um ocorrido semelhante nessa mesma cidade foi presenciado por mim. Um outro cinema foi derrubado, com a intenção de construir uma "Lojas Americanas". Porém foi feito um protesto cheio de pessoas que mal sabiam do que se tratava, pessoas que só estavam lá por farra, ou por terem sido obrigadas pela escola. Eu sou contra derrubarem o tal cinema, mas além de tudo ele já havia sido derrubado...

Coronéis ainda Mandam na cidade !
O protesto foi uma forma de que o filhos de coronéis que governam o monopólio de comércio da cidade, conseguiram para afastar seu concorrente, além de tudo o tal cinema já estava todo quebrado.
E hoje o que temos da nossa cultura é isso, um pedaço de cinema, que não está sendo usado em mais nada! Simplesmente um pedaço de nada, que só foi útil quando foi conveniente afastar o concorrente!

Então porque derrubaram ?
Bom, todos protestaram contra algo sem ter noção do que estavam fazendo, assim como acontece sempre, essa cidade tem mente pequena, e esta em um abismo sem volta! Nada aqui de novo tem vida! Tudo aqui tem de ser como os "grandes" querem, o preconceito reina, e a Ignorância é sua conselheira, e para piorar, as letras do Cine Itaúna foram arrancadas sem nenhuma forma de protesto, sem nada, letras que em nada atrapalhavam o comércio, simplesmente embelezavam a bancada do que um dia foi um dos maiores cinemas de Minas Gerais, é triste ver como essa cidade funciona, ao poucos vemos nossa cultura sendo arrancada a força, e tudo que acontece nada mais é do que estratégias de comércio, não para crescimento da cidade, mas sim para o enriquecimento dos Filhos da PUTA, digo Filhos de coronéis, que por algum motivo ainda governam essa cidade paralisada em algum lugar do tempo na época do coronelismo...

Esse letreiro deixará saudades, saudades de olhar para cima as vezes, e sentir um gosto de cultura no ar, saudades de ver que talvez esse cidade tivesse esperança!

0 comentários:

Postar um comentário